Cupins: Saiba urgentemente se sua casa está sendo infestada

Cupins: Saiba urgentemente se sua casa está sendo infestada

  • Posted by: rayllson

Facilmente adaptados aos ambientes urbano e rural, os cupins agem silenciosamente e são capazes de causar prejuízos materiais bastante significativos. Algumas espécies de cupins comprometem estruturas de madeira, como mesas, forros, pisos e janelas; além de destruírem roupas, concreto e até mesmo uma casa inteira.

Por possuírem uma ação silenciosa, pode demorar algum tempo, estudos apontam que até 3 anos, para reconhecer que sua casa está sendo invadida por esses bichinhos. Os primeiros indícios de uma infestação de cupins são percebidos quando são encontrados farelos de madeira ou túneis feitos nas paredes do imóvel, caracterizados por uma lista escura marrom ou cinza clara.

Onde estão os cupins?

Ao contrário do que muito se pensa, o cupim não vive apenas em árvores e móveis de madeira. A maioria das espécies está no solo, onde fazem seus ninhos a uma profundidade de até 30 metros. Em obras, esses insetos penetram nos tijolos e na rede elétrica ou tubulação de água para se protegerem da luz e da umidade.

O ataque dos cupins se dá de dentro para fora, de maneira em que a parte externa do móvel parece intacta, enquanto internamente o objeto está totalmente destruído. Por isso, a agressão ao seu patrimônio pode ser invisível.

É importante que se tenha conhecimento sobre os ninhos de cupins, pois no caso de infestação, é essencial saber identificá-los e localizá-los para que possam ser eliminados de modo eficaz. Para localizar um foco dessas pragas, deve-se estudar a planta da casa e ir em busca de vãos e espaços ocos, onde geralmente se formam os ninhos.

Como detectar uma infestação na sua casa

Quando encontrados, os cupins normalmente já realizaram uma devastação de nível médio ou avançado. Por essa razão, é importante que esse inseto seja combatido o mais cedo possível. É necessário examinar os móveis da casa, quadros e objetos de madeira para verificar se não existem resíduos granulados, rachaduras e arranhões, que são alguns sinais da presença desse bicho.

As características que mais atraem esse tipo de praga são bastante comuns no clima tropical brasileiro. Então preste bastante atenção a esses fatores. O primeiro elemento de atração é a celulose, que serve de alimento para os cupins. Papéis de parede, livros, fotografias, obras de arte e outros objetos à base desse material podem ser focos de cupins.

A umidade é um dos pontos mais importantes. Esses insetos não podem viver longe dela, pois são capazes de se desidratar e morrer rapidamente. É importante garantir que não existam vazamentos de água nem goteiras em sua casa. A escuridão também é propícia para que os bichinhos se mantenham, pois podem se esconder de predadores.

Já o calor é crucial para a proliferação dos cupins, pois eles não sobrevivem a baixas temperaturas. Tente deixar o ambiente da sua residência mais arejado, caso ele seja bastante abafada.

A melhor indicação para se proteger é buscar um tratamento adequado para prevenção ou eliminação de pragas. Fale com a Extinseto para que sua família, empresa e patrimônio fiquem mais seguros e saudáveis.

Author: rayllson

Deixe uma resposta